Motivo do Hacker

 :: Textos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motivo do Hacker

Mensagem  kleber em Qui Dez 24, 2009 5:29 pm

Há muito tempo se ouve falar de adolescentes que passam a noite inteirainvadindo sistemas de computadores. Entretanto, muito pouco se fala dos maisperigosos hackers. O motivo pelo qual os jovens ganham destaque na mídia é asua captura, pois eles não possuem conhecimento suficiente para que semantenham ocultos por muito tempo. Por pura inexperiência, deixam rastros poronde passam, pelo descuido e inconseqüência, ou porque simplesmente não têmmotivos para se esconderem.


Do outro lado, estão os hackers profissionais, extremamente cuidadosos comsuas investidas, e são muito mais difíceis de se detectar e capturar. Afinal, estesnão estão mais brincando...
Independente do tipo de hacker, as motivações para seus ataques são bastantevariadas, e podemos dividir suas ações em algumas categorias distintas:


Espionagem Industrial: Pode ocorrer de uma empresa contratar um hacker paraque este invada o sistema da concorrência e descubra seus planos, roube seusprogramas ou até mesmo suas políticas de parcerias e de investimento.(geralmente praticadas por hackers profissionais)
Proveito Próprio: O hacker pode invadir um sistema para roubar dinheiro,transferir bens, cancelar dívidas ou até mesmo ganhar concursos. Qualquer açãoem que ele seja diretamente beneficiado.


Inexperiência: Há também o caso de uma invasão ocorrer por ignorância. Porexemplo, um funcionário que acessa sua conta da empresa através do seu microem casa. Dependendo da política de segurança da empresa, isto pode serconsiderado uma invasão, mesmo que o usuário não tenha conhecimento doproblema que pode causar.


Vingança: Um ex-funcionário, tendo conhecimento do sistema, pode causarvários problemas, se o gerente de segurança da empresa não "cortar" seu acessoimediatamente após sua saída da empresa. Ou, um parceiro de pesquisas podeacessar "mais do que deve" após a quebra de um contrato, trazendocomplicações e prejuízos à empresa.


Status ou Necessidade de Aceitação: Uma invasão difícil pode fazer com que oinvasor ganhe um certo status junto aos seus colegas. Isso pode acarretar umacompetição, ou uma verdadeira "gincana" na sua empresa. Dentro de grupos, éconstante a necessidade de mostrar sua superioridade. Este é um fato natural,seja entre humanos, animais selvagens ou hackers...
Curiosidade e Aprendizado: Muitos hackers alegam invadir sistemas apenaspara aprender como eles funcionam. Alguns fazem questão de testar o esquemade segurança, buscando brechas e aprendendo sobre novos mecanismos. Estetipo de ataque raramente causa um dano maior ou compromete os serviçosatacados.


Busca de Aventuras: O ataque a sistemas importantes, onde os esquemas desegurança são muito avançados, podem fazer com que o hacker se sintamotivado pelo desafio e pelo perigo de ser pego, assim como alpinistas sobemmontanhas, mesmo sabendo do risco de caírem.
Maldade: Algumas pessoas sentem prazer na destruição. Invadem e destroem,pelo puro prazer de causar o mal. Raramente são pegos e se vangloriam dos seuatos.


Seja o hacker quem for e faça ele o que fizer, é importante que ele sejaneutralizado, pelo menos temporariamente, até que seu esquema de segurançaseja revisto e atualizado.
Essa atualização precisa ser constante, pois os hackers estão na "crista da onda"no que diz respeito a falhas de segurança e, muitas vezes, eles não fazem nadaalém de invadir sistemas. É extremamente necessário que haja alguém dedicado aeste assunto, pelo menos o mesmo tempo gasto por dia pelos hackers nastentativas de invasão.
avatar
kleber
Administrador
Administrador

Mensagens : 109
Data de inscrição : 31/05/2009
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.twohackers.rg3.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Textos

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum